Onde está o problema da minha empresa?

Você já se perguntou o porquê que as coisas não andam bem na empresa? No dia a dia sente que, quanto mais trabalha, menos resultado satisfatório consegue atingir? Tem a sensação que as pessoas não se entendem e não produzem o esperado por suas funções? Saiba que esses problemas são mais comuns do que imagina.

Com o Brasil amargurando o centésimo vigésimo quarto (124º) lugar no ranking 2019-2020 de países em facilidade de empreender, não é de se estranhar que muitos empreendedores brasileiros encontram dificuldades na gestão de suas empresas. Um dos pontos críticos para o sucesso empresarial está em entender as razões dos diversos problemas presentes no cotidiano executivo e desenvolver estratégias para minimizar seus impactos negativos em sua empresa.

Um bom começo pode estar em analisar a Liderança de sua empresa. Caso você mesmo seja o CEO e não se encontre capacitado o suficiente para tomar as devidas decisões exigidas no dia a dia, o problema pode estar em você. Um dos fatores que geralmente indicam isso é quando o líder começa achar culpados para o negócio (ou setor) não andar bem. Para abrandar os problemas na liderança de sua empresa, fique atento às exigências que seu negócio impõe aos líderes e executivos e promova adequações sempre que necessário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro fator que pode estar gerando problemas em sua gestão é a falta de planejamento estratégico. Caso a missão e visão de sua empresa não estejam claras, assim como seus valores e objetivos estratégicos não estejam definidos, isso poderá afetar o foco do negócio. A força de trabalho não estará devidamente orientada para os resultados esperados caso o futuro da empresa não esteja transparente. Proporcione sempre que possível aos stakeholders informações sobre o que a empresa faz, o que ela almeja, quais são suas visões para o futuro e qual é o sentimento que a move. Tenha bem definido seus objetivos estratégicos para o curto, médio e longo prazo, sempre estabelecendo prazos e metas para cada ação levantada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro fator importante que pode estar afetando os resultados de sua empresa é a falta de gestão de clientes. Se você não fizer uma boa leitura de suas perspectivas comerciais, procurando conhecer e entender as necessidades e expectativas de seus clientes, estará fadado ao baixo crescimento. Conhecer o cliente e saber onde ele está trará um aumento na assertividade da comunicação, promovendo taxas de conversões superiores ao seu negócio. O pós-venda oferecido ao cliente também não pode ser ignorado, sendo este um dos principais fatores contribuintes para a promoção da fidelidade do mesmo com sua empresa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora, caso identifique que, em sua empresa, apresentam-se altos níveis de estresse entre os stakeholders, tenha em mente a seguinte afirmação: Um dos fatores que mais estressam os colaboradores dentro de uma organização é a falta de informação.  Com a chegada da indústria 4.0, a informação tornou-se uma das commodities mais importantes do século 21. Geralmente observa-se que são as informações (ou melhor, a falta delas) que travam os processos da empresa, seja porque foram disponibilizadas sem segurança, pela metade ou providenciadas em duplicidade, fazendo com que o cliente fique esperando a “desorganização” da empresa se resolver. Disponibilize sempre que possível as informações convenientes aos stakeholders sem duplicidades, da maneira mais simples, rápida, segura e consistente disponível no momento. Analise sempre que possível as informações disponíveis à sua empresa, como comportamentos de clientes, histórico de preços de venda, preços de concorrentes, históricos de consumo, sazonalidades do negócio etc.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro fator de supra importância para sua empresa são as pessoas que trabalham nela. Poderá haver pessoas trabalhando que não foram bem recrutadas e selecionadas, ou com valores pessoais incompatíveis com os de sua organização. Colaboradores que trabalham infelizes e insatisfeitos, seja por desempenharem suas funções em locais inadequados ou por não terem recebido o devido treinamento, afetam diretamente a produtividade geral da empresa. Dê voz a seus colaboradores, procure identificar suas insatisfações através de pesquisas de clima organizacionais periódicas, remediando sempre que possível os pontos levantados pela equipe. O ganho de produtividade compensa o esforço da gestão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim e não menos importante, os processos, quando desconhecidos ou mal gerenciados, afetam diretamente o desempenho de sua empresa. Identificar possíveis falhas ou gargalos no processo produtivo pode lhe trazer aumentos significativos em sua margem de contribuição. A descrição e padronização deles sustentam a execução de seus produtos e serviços com a qualidade planejada, contribuindo sempre com a satisfação de seu cliente, pois no fim das contas, o que realmente importa é vender bem e entregar melhor ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *