Velocidade nas tomadas de decisões

Um diferencial competitivo nas organizações
            Você já se perguntou se a empresa em que trabalhas tem velocidade nas tomadas de decisões? Se as necessidades e expectativas dos STAKENROLDERS são atendidas de imediato? Para entendermos melhor e encontrarmos as respostas corretas, vamos analisar o seguinte cenário.
            Tudo começa com a cultura organizacional. É comum em empresas familiares e de médio e pequeno porte, que as decisões sejam tomadas pelo seu fundador ou gestor responsável. A centralização do poder é forte dando ao entender que somente o seu dono, ou gestor responsável, sabe o que tem que fazer. Acontece em muitos casos, que as informações não são disponibilizadas e que os processos não são descritos e padronizados, tornando assim uma dependência crucial para que o gestor, ou dono do negócio, esteja sempre de olho no que o pessoal está fazendo.
            Um dos pontos mais negativos deste sistema, é a dependência dos trabalhadores para tomadas de decisão. A solicitação parte da base precisando passar pela hierarquia até chegar no tomador de decisão e depois aguardar até voltar a informação para aí sim seguir com a operação. Quando só tem uma pessoa que decide na organização, e quando a mesma está ausente, corre-se o risco da mesma parar de funcionar.
A seguir dicas para aumentar a velocidade nas tomadas de decisões
1)    Defina a Missão e visão do negócio: Tenha bem claro a resposta para estas 03 perguntas: “O que” fazemos, para “quem” fazemos e “onde” queremos chegar com o nosso negócio e comunique aos colaboradores;
2)    Defina o organograma: Defina o organograma da organização deixando claro os deveres, obrigações e responsabilidades de cada colaborador;
3)    Descreva e padronize processos: Identifique os processos principais do negócio descrevendo e padronizando os mesmos;
4)    Treine e Capacite os colaboradores: Faça um plano de capacitação de acordo com as necessidades da empresa, porém sempre alinhados com a visão da mesma.
5)    Disponibilidade das informações: Disponibilize as informações em um sistema (quadro, painéis, manuais, planilhas ou ERP de maneira que todos tenham acesso e de acordo com sua função, prezando sempre com a segurança da mesma;
6)    Delegue mais: Após ter tomado as devidas precauções citadas acima, agora podes delegar para a equipe;
7)    Cobre resultados: Cobre sempre resultados através de metas e indicadores pré-estabelecidos.
A velocidade nas tomadas de decisões, é fundamental para um mercado cada vez mais competitivo. As decisões tomadas na base fazem com que a organização sejas mais ágil e atenda seu público com maior rapidez.

Consultor Adm Valmir Coleto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *