Perfil de gestão da equipe

Identifique e saiba como montar uma equipe de sucesso
            Você já teve a nítida impressão que a gestão de sua equipe está travada? Não tem o rendimento necessário que sua empresa necessita para um alto desempenho? E que as pessoas muitas vezes não se entendem e parece não andar na mesma direção? Se você já fez estas perguntas e não obteve as respostas corretas, então vamos lá entender o que acontece.
            Existe dentro de cada pessoa 03 perfis bem distintos e fáceis de perceber: O empreendedor, o técnico e o administrador. O sucesso da gestão da empresa, independentemente do tamanho: micro, pequena, média, e até o empreendedor individual, está em montar a equipe com pessoas com estes perfis. Vamos entender o que acontece com cada um deles.
Empreendedor: Vive tendo ideias o tempo todo, é destemido, vê oportunidade em tudo e está sempre com o pensamento no amanhã. É o mais motivado dos 03 perfis e funciona como um acelerador da equipe. Tem o relacionamento como ponto forte, muita iniciativa, toma frente às decisões do empreendimento e faz o negócio decolar. Um dos maiores pontos fracos é acreditar que tudo que irá fazer sempre vai dar certo preocupando-se pouco com o financeiro, pois sempre acredita que dará um jeito em qualquer situação. Suas principais motivações são as oportunidades de crescimento, o reconhecimento pessoal e profissional e o trabalho em equipe.
Técnico: É o que domina a arte do ofício do fazer. Pensa no hoje, no fazer bem feito e não gosta muito de pressão para finalizar o trabalho, pois preza muito a perfeição. É o perfil de quem coloca a mão na massa. Empreendedor que tem este perfil forte, não consegue se desligar facilmente do operacional e pensar no estratégico. Seu relacional é um dos pontos mais fracos. Para ele o importante é fazer. Pessoa que tem este perfil predominante, tem dificuldades em deslanchar com seu empreendimento, pois está tão focado no fazer, que não vê e não busca as oportunidades do mercado. Sua maior motivação é o dinheiro, as máquinas e equipamentos e as condições do local de trabalho.
Administrador: Tem o perfil contrário ao empreendedor. Nas empresas familiares, geralmente o homem é o empreendedor e a mulher a administradora. Isso fica fácil entender porque Elas tomam conta do financeiro.
Se o empreendedor pensa no amanhã e acredita que tudo vai dar certo, que pra tudo se dá um jeito, o administrador pensa no passado. É controlador, pensa no que aconteceu, vive fazendo comparações, com os pés no chão e querendo ver para crer. Enquanto o empreendedor só vê o lado positivo, a administrador vê o lado negativo do negócio. Se o empreendedor é um acelerador, ele é um freio de mão puxado. Sempre cético e gostando de números, pois para ele o que vale é o preto no branco. Seu principal motivador é o dinheiro, a oportunidade de crescimento e o reconhecimento profissional.
Vamos ver na prática como acontece
Geralmente as pessoas desenvolvem 02 características e uma fica para trás. Vamos entender o que acontece com os perfis dominantes:
Empreendedor e o Técnico: O administrador tem uma ideia, o técnico concorda e partem para a execução sem calcular os riscos. Pensam pouco, agem muito e o negócio passa a correr risco, pois não existe o perfil da pessoa controladora expondo assim o financeiro da empresa. Há uma tendência muito forte deste perfil afundar a empresa em dívidas e com certeza entrar em falência.
Técnico e Administrador: Este perfil não busca cliente e a empresa ficará fadada ao crescimento, pois não haverá investimentos em desenvolvimento e divulgação dos produtos e serviços, pois a figura do administrador é predominante e tudo será custo para ele. Este perfil fará a desistência do negócio e fechará a empresa sem dívidas.
Empreendedor e Administrador: Este perfil não é comum de ser encontrado, visto que a parte técnica é imprescindível para a operacionalização.
Empreendedor, Técnico e Administrador: Este é o perfil ideal e cada pessoa poderá ter é só questão de desenvolver. O empreendedor individual precisa ter isso bem claro se quiser ter sucesso em seu negócio. Será comum muitas discussões em reuniões, pois os pontos de vistas sempre serão diferentes.
“O sucesso da empresa está em colocar as pessoas certas no lugar certo e fazer com que ambas desempenham seu papel mesmo com divergências de opiniões, ideias e visões diferentes”
            Consultor ADM –  Valmir Coleto  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *