Visão

Você já se imaginou realizando uma viagem de férias com sua família em um final de ano? Já parou para pensar em tudo o que passa em sua cabeça? Os preparativos como: bagagem, revisão no carro ou meio de transporte que será utilizado, os lugares a serem visitados e no fim… A chegada em seu destino final?
Na sua empresa não é diferente. A Visão ajuda a focar o processo de planejamento estratégico, portanto, precisa ser desenvolvida antes que o planejamento aconteça. É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes ou em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a logo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos cinco a dez anos. O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:

O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:


  • No que a empresa quer se tornar? 
  • Qual a direção é apontada? 
  • Onde nós estaremos? 
  • O que a empresa será? 
  • Em que direção eu devo apontar meus esforços? 
  • Eu estou ajudando a construir o que? 
  • Os recursos investidos estão levando a empresa para onde? 

Finalizo deixando a seguinte mensagem: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. (Lewis Carroll) Autor do livo Alice no país das maravilhas.

Consultor Valmir Coleto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *