Plano de Negócio

Se você está pensando mesmo em abrir um negócio, previna-se de possíveis enganos que possam ocorrer por descuidos e tome algumas precauções iniciais para minimizar ao máximo os riscos. Em primeiro lugar, deixe a emoção de lado e use a razão. Acreditar somente que vai dar certo e trabalhar muito não é suficiente para o sucesso inicial do negócio. Fontes como SEBRAE, identificam que no Brasil, em torno de 25% das empresas que iniciam suas atividades, sucumbem nos primeiros 02 anos por falta de capacidade administrativa. Busque ajuda junto a pessoas, empresas ou instituições especializadas e realize um bom plano de negócio.

O plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um empreendimento e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. “Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado” (SEBRAE).

A seguir, dicas úteis que precisam ser analisadas em um plano de negócio:

 – Quanto quero faturar com meu negócio;
 – Qual será meu negócio; 
 – Onde estão os principais concorrentes;
 – Localização do meu negócio; 
 – Quem serão meus Clientes; 
 – Onde estão meus fornecedores;
 – Pessoas que irão trabalhar comigo;
 – Exigências legais para meu negócio;
 – Como vou divulgar;
 – Quanto vou gastar para montar meu negócio; 
 – De onde virão os recursos.
Finalizo deixando a seguinte mensagem: “Não deixe seu sonho virar pesadelo. Lembre-se que o recurso perdido é recuperável, mas o tempo, não.”


Consultor Valmir Coleto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *