Missão

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”(Peter Drucker).

A missão é uma espécie de carteira de identidade edeve ter “a cara da empresa”. Ela precisa estar ligada diretamente aos objetivos organizacionais, devendodizer os motivos pelos quais foi criada, identificando sua razão de existir. A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer e para quem será feito.

Com a missão bem definida, é possível direcionar o foco concentrando forças no negócio principal da empresa pela qual foi criada. Se for preciso mudar parte ou toda da missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.

A seguir sugestões de perguntas que, quando respondidas, auxiliam quando elaborar uma missão organizacional:


  • O que a empresa deve fazer?
  • Para quem deve fazer?
  • Para que deve fazer?
  • Como deve fazer?
  • Onde deve fazer?
  • Qual responsabilidade social deve ter?


Finalizo deixando a seguinte mensagem: Ter a certeza do que fazer, para quem fazer e onde se quer chegar, são elementos essenciais básicos para alcançar o sucesso.

Consultor Valmir Coleto.

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